Portal da Cidade Ibertioga

Festas religiosas

Celebrações homenageam o Sagrado Coração de Jesus e São João Batista

Além de missa, haverá feijoada, leilão e fogueira

Publicado em 21/06/2024 às 20:51
Atualizado em

Imagem de São João Batista (Foto: Ilustração iStock Photo)

Duas festas religiosas, na capela da Fazenda Saudade, em Ibertioga, marcam o começo desse inverno em Ibertioga. A primeira será em honra ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da comunidade da Vargem Grande, onde a fazenda está localizada. No próximo domingo, às 11h, acontece a missa, que será celebrada pelo Padre Sérgio. Logo em seguida, será servida a feijoada beneficente, no valor de R$ 15,00 e as pessoas também poderão fazer doações para o leilão do dia seguinte.

Segunda-feira, dia 24, é dia de São João Batista. A missa, celebrada pelo padre João Evangelista, será às 18h. Após a celebração, haverá fogueira, leilão e caldo. Toda a renda arrecada tanto com a feijoada como com o leilão será doada para as obras da igreja matriz de Santo Antônio.


Festa de São João

No dia 24 de junho, celebra-se o nascimento de São João Batista, o precursor de Jesus Cristo. A data é marcada por diversas manifestações populares, sendo as festas de São João as mais famosas. Originadas pelos camponeses e pelas camponesas da Europa para celebrar o início do verão, essas festividades chegaram ao Brasil com a colonização portuguesa.

O nome de São João Batista significa "Deus é propício". O Santo é uma figura central no cristianismo. Filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus, João Batista batizou muitos judeus, inclusive Jesus, no Rio Jordão. Por este motivo, ela recebeu o título de "Batista", pois batizava com água.

A vida do Santo, acusado de liderar uma revolução, foi marcada por seu aprisionamento por 10 meses a mando do Rei Herodes. O desfecho trágico aconteceu por intermédio de da mulher do monarca, Herodíades, que, através de sua filha Salomé, conseguiu que Herodes ordenasse a execução de João Batista, entregando cabeça do Santo em uma bandeja.


Fonte:

Deixe seu comentário