Portal da Cidade Ibertioga

Festa do Padroeiro

Celebração começa com carreata e emocionante cerimônia na Matriz

A festa de Santo marca a volta do padroeiro para a Igreja, após meses em obra

Publicado em 03/06/2024 às 23:43
Atualizado em

Santo Antônio no trono de volta à Matriz (Foto: Portal da Cidade)

Bandeira de Ibertioga (Foto: Portal da Cidade)

Adesivo entregue aos motoristas (Foto: Portal da Cidade)

Bandeira de Santo Antônio (Foto: Portal da Cidade)

Bandeira do Vaticano (Foto: Portal da Cidade)

Bandeira da Arquidiocese de Mariana (Foto: Portal da Cidade)

Bandeira da Paróquia de Ibertioga (Foto: Portal da Cidade)

Bandeira do Rio Grande do Sul (Foto: Portal da Cidade)

As cinco bandeiras no altar (Foto: Portal da Cidade)

Padre Sérgio Fernandes (Foto: Portal da Cidade)

Santíssimo Sacramento momentos antes do início da Adoração a Santo Antônio (Foto: Portal da Cidade)

Bandeira de Santo Antônio sendo hasteada (Foto: Portal da Cidade)

A festa de Santo Antônio começou com uma grande carreata, onde participaram cerca de duzentos veículos, segundo estimativas da paróquia de Ibertioga. A procissão de carros saiu do Areão de Cima, percorreu todo o bairro Areão, subiu até perto do Hospital Monumento às Mães e desceu atrás da igreja Matriz, onde os e as motoristas receberam um adesivo do Santo.

Um pouco mais à frente, o padre Sérgio Fernandes jogava água benta nos veículos, abençoando os carros e quem os dirigia. A imagem do Santo estava cuidadosamente enfeitava em cima de uma caminhonete e liderou todo o percurso.


Santo Antônio volta pra casa

No segundo ato, o padroeiro da cidade deixou o Espaço Celebrativo, ao lado da Casa Paroquial, para começar a caminhada de volta em direção à Igreja Matriz, depois de meses em obras. Na saída, padre Sérgio abençoou também a bandeira do Santo que foi carregada por um jovem e uma jovem. Fiéis foram encarregados de levar, no andor, a imagem do santo. Fortes aplausos receberam o padroeiro, quando Santo Antônio entrou na Matriz e voltou para o trono mais elevado atrás do altar, em um ato solene, conhecido como entronização.

Antes do início da Missa, um momento especial marcou a celebração: cinco meninas vestidas com túnicas brancas entraram pela igreja carregando cinco bandeiras representativas: do Vaticano, da Arquidiocese de Mariana (responsável pela região), da Paróquia de Ibertioga e da cidade de Ibertioga. A última bandeira foi a do Rio Grande do Sul, em solidariedade às vítimas das enchentes no estado, que há mais de um mês já causaram a morte de quase 170 pessoas e deixaram mais de 600 mil desabrigadas.

Após a Missa Solene, a bandeira abençoada de Santo Antônio foi levada para fora da Matriz e hasteada em um mastro, especialmente preparado para recebê-la. Segundo o padre Sérgio, a bandeira tendida representa a presença de Santo Antônio entre o céu e a Terra, intercedendo por todos os fiéis e por toda a cidade.


Uma noite de adoração

De volta para o interior da Matriz, o pároco trouxe, da capela, o Santíssimo Sacramento para ficar exposto toda a noite, durante a adoração do padroeiro. Vários grupos se revezaram pela madrugada homenageando o patrono da cidade.

A devota Terezinha Rodrigues de Carvalho se emocionou com a festa: “Achei lindo, maravilhoso, um momento importante. O que mais gostei foi da carreata. Fiquei impressionada de ver a quantidade de carros. As pessoas de Ibertioga são muito católicas e devotas de Santo Antônio. Eu também sou. É uma herança da minha família, onde muitos homens se chamam Antônio, em homenagem ao nosso padroeiro”. Outra devota, Lucy Maria Carvalho do Nascimento, ficou impressionada com a Missa. “Foi uma linda celebração! Gostei muito das palavras do padre Sérgio. Também adorei a carreata e o momento em que soltaram fogos de artifício”, completou.

A festa do padroeiro acontece até dia 13 de junho e a programação completa você encontra neste link do Portal da Cidade.

E viva Santo Antônio!!!








Fonte:

Deixe seu comentário