Portal da Cidade Ibertioga

Dia de Campo

Evento sobre trigo mostra alternativa para a produção de silagem

Participantes também poderão trocar experiências sobre cultivo, produtividade, ensilagem e qualidade da silagem

Publicado em 25/06/2024 às 20:39
Atualizado em

Agricultor em uma plantação de trigo (Foto: Ilustração iStock)

Agricultoras e agricultores que buscam alternativas para a produção de uma segunda safra, a chamada safrinha, têm, agora, uma boa oportunidade com o trigo MGS mais brilhante. Quem quiser saber mais sobre esta variedade do grão, deve se inscrever para o Ibertioga Mais Leite. O programa mensal da Emater vai englobar o Dia de Campo, evento que acontece pela primeira vez na cidade e será realizado na próxima quinta-feira, dia 27 de junho, a partir das 13h30, na Fazenda São José. 

A programação conta com duas palestras. A primeira terá como tema A cultura do trigo e será proferida pelo pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Maurício Coelho. A segunda será sobre a Utilização da silagem de trigo, com o técnico da Emater, Túlio Justino.


Vantagens do trigo MGS

A extensionista da Emater, Maria Fernanda Rodrigues Miranda Aquino, explica que o trigo MGS mais brilhante é uma variedade que não tem as aristas que o produto possui no caso da alimentação humana, o que a torna indicada para nutrição de rebanho bovino. Estas aristas são os filamentos encontrado nas extremidades das espiguetas do trigo e que podem afetar a qualidade dos cereais.

Além disso, o trigo é uma cultura de inverno e, logo, não compete com a cultura do milho. “É uma excelente alternativa para fazer a rotação de lavouras e, com isso, proteger o solo e ter uma produção mais dinâmica na fazenda. Também é uma cultura resistente à pragas e às doenças”, explica Maria Fernanda. Segundo ela, há bastante plantações de trigo na região de Ibertioga, mas não deste tipo destinado à alimentação de gado.

Mais informações no telefone (32) 99160-0208, com Maria Fernanda ou Sabrina. O evento é uma parceria entre a Emater e a Epamig.


Fonte:

Deixe seu comentário