Portal da Cidade Ibertioga

Meio Ambiente

Projeto ensina crianças da rede municipal sobre preservação e reciclagem

Alunas de curso de pedagogia desenvolvem várias atividades de extensão com estudantes do quarto e do quinto ano do ensino fundamental

Publicado em 26/06/2024 às 19:05
Atualizado em

A turma toda reunida (Foto: Portal da Cidade)

Aluno tem um dúvida (Foto: Portal da Cidade)

A turma toda mostra o resultado da criatividade: brinquedos feitos de material reciclável (Foto: Secretaria Municipal de Educação)

Futuras professoras na primeiro dia do Projeto de Extensão Interdisciplinar (Foto: Portal da Cidade)

Secretária de Educação e coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Inez Fagundes da Silva. À direita, a titular das turmas, Suziane Campos, junto às futuras professoras (Foto: Portal da Cidade)

Jocimar Aquino também alerta sobre a quantidade exagerada de lixo que produzimos e o pouco que reciclamos (Foto: Portal da Cidade)

Aluna faz comentário e pergunta (Foto: Portal da Cidade)

Futuras professoras (Foto: Portal da Cidade)

Visita à usina de reciclagem (Foto: Patrícia Carvalho)

Mesa com os brinquedos feitos de material reciclado (Foto: Secretaria Municipal de Educação)

Turma depois de limpar o entorno da sala de aula (Foto: Patrícia Carvalho)

Alunos prestam atenção à palestra (Foto: Portal da Cidade)

Começa a palestra do Secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Jocimar Aquino (Foto: Portal da Cidade)

Jocimar Aquino, Secretário de Meio Ambiente e Saneamento, explica sobre a importância da preservação das águas (Foto: Portal da Cidade)

Ensinar às crianças sobre a importância do meio ambiente. Este é um dos objetivos do Projeto de Extensão Interdisciplinar, desenvolvido pelas alunas de uma faculdade particular de pedagogia de Ibertioga. Durante uma semana, as estudantes estiveram presentes na sala de aula das turmas do quarto e do quinto ano da Escola Municipal Dr. Mário Batista do Nascimento, desenvolvendo uma série de atividades.

A primeira delas foi uma palestra do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Jocimar Aquino, sobre a necessidade da preservação ambiental, de reciclar corretamente o lixo, de economizar água, do reflorestamento, entre outros temas. Segundo ele, é muito importante que as crianças tenham este tipo de conteúdo em sala de aula porque elas representam o futuro e também cobram uma posicionamento mais sustentável da própria família. Houve muito interesse de alunas e de alunos que fizeram perguntas práticas, especialmente sobre o que pode ou não ser reciclado.

Iuri Ribiero, de 9 anos, achou bom saber mais sobre o lixo e a reciclagem. Já a aluna Anny Beatriz Fonseca Silva, de 10 anos, disse que é interessante conhecer os cuidados que se deve ter com a água, que pode acabar e também com a quantidade de lixo produzida por cada pessoa. Paola Mongualugo, de 9 anos, considerou divertido aprender. “O mais importante é saber para poder lembrar sempre”. Rayanna Sofia Sabino, de 10 anos, também gostou da palestra e defendeu a necessidade constante de cuidados com o meio ambiente.


Aprender brincando

Em outra atividade, as crianças foram visitar a usina de reciclagem, onde o lixo de Ibertioga é levado. Lá puderam ver, de perto, como o os resíduos chegam e o trabalho de separação e de reaproveitamento ou não de cada material. De volta à sala de aula, a turma aprendeu a fazer brinquedos a partir de materiais recicláveis, como garrafas pet e potes de margarinas. Segundo uma das alunas do projeto, Patrícia Carvalho, esta foi uma das atividades mais divertidas. “Esta é uma forma da gente já vivenciar o dia a dia das crianças e da escola. Além disso, nosso objetivo é ensinar sobre a educação ambiental, fazer com que elas passem a cuidar da natureza como parte da vida delas”.

As crianças também confeccionaram cartazes sobre o meio ambiente e, no último dia do projeto, caminharam pelo espaço externo onde fica a sala de aula e recolheram todo o tipo de lixo que poderia ser reciclado. A professora responsável pela turma, Suziane Campos, considerou a iniciativa válida. “É bom que já aprendam como reciclar e cuidar do meio ambiente”, finalizou.


Fonte:

Deixe seu comentário