Portal da Cidade Ibertioga

Campeãs

Três vacas de Ibertioga são premiadas em evento internacional

Animais da fazenda Verdes Ares participaram da Megaleite, em Belo Horizonte, a maior Exposição Agropecuária da América Latina

Publicado em 17/06/2024 às 19:20
Atualizado em

Butiá 03/22 Trooper Rita com a faixa de Reservada Campeã Vaca Jovem (Foto: Megaleite)

Três vacas da raça Jersey, da Fazenda Verdes Ares, de Ibertioga, foram premiadas na Megaleite, a maior Exposição Agropecuária da América Latina, que terminou ontem, dia 16 de junho, em Belo Horizonte. O principal prêmio foi para a Butiá 03/22 Trooper Rita que recebeu a faixa de Vaca Reservada Campeã, o que significa que ficou em segundo lugar geral na competição entre todas as vacas jovens. A mesma Butiá 03/22 Tropper Rita foi a campeã em outra categoria, a de Vaca 2 anos Sênior, que premiou ainda a Butiá 06/22 Trooper Topsy, em terceiro lugar.

Já na categoria Vaca 3 anos, a Butiá 42/21 Marcin Tropsy também ganhou em terceiro lugar. Outro animal da fazenda que conseguiu uma excelente colocação foi a Braúna Go On da Verdes Ares, que ficou com o quarto lugar na categoria Bezerra Menor. A proprietária da fazenda, Juliana Toledo, conta que ficou muito feliz com os resultados, já que ela e o marido, Rogério Leite, decidiram levar os animais para a Megaleite apenas 10 dias antes da exposição. Não houve preparativos especiais, como costuma acontecer nestes concursos. Foi a primeira participação do rebanho do casal em exposições agropecuárias.

Juliana conta que as vacas vieram da tradicional Fazenda Butiá, no Rio Grande do Sul, especializada em raça Jersey há mais de 72 anos. Ao todo, o casal comprou 13 novilhas que são a base do rebanho e estão na fazenda há apenas um ano e meio. Juliana explica que a premiação reconhece não apenas a qualidade do leite, mas, também os fatores ligados à genética dos animais. “Elas passam em um desfile, em uma pista e são avaliadas levando em conta vários fatores, como a boa produção de leite e a beleza do animal. Tem que ser uma vaca saudável. A premiação valoriza nosso rebanho e ajuda a fazer uma seleção cada vez melhor da raça”, conclui.


Curiosidades sobre os nomes das vacas

Os nomes registrados das vacas obedecem a alguns critérios. Por exemplo, no caso da campeã Butiá 03/22 Tropper Rita: Butiá é o nome da fazenda de onde o animal veio; 03/22, significa que foi a terceira vaca que nasceu no ano de 2022; Tropper é o nome do touro (o pai) e Rita o nome da vaca (a mãe). Mas, Juliana explicou que o nome da fazenda pode vir no começo ou no final do registro. No entanto, os nomes carinhosamente usados no dia a dia das fazendas podem ser outros.


Fonte:

Deixe seu comentário