Portal da Cidade Ibertioga

Rebanho atualizado

Atualização Cadastral de Rebanho acontece até 30 de junho

Produtores e produtoras de Ibertioga e região que não atualizarem o rebanho podem ter serviços bloqueados pelo IMA

Publicado em 01/06/2024 às 18:42
Atualizado em

Rebanho no pasto (Foto: Ilustração Adobe Stock)

Campanha do IMA (Foto: IMA)

Produtores e produtoras rurais de Minas devem atualizar as informações sobre o rebanho até o dia 30 de junho. A declaração é obrigatória para quem cria bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, abelhas, galinhas e peixes. A atualização, que acontece uma vez por ano, é uma iniciativa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Segundo a auxiliar administrativa da Emater, em Ibertioga, Edmara Cecília de Paula Nascimento, é importante que os produtores e produtoras mantenham o cadastro atualizado para evitar que o acesso aos serviços do IMA sejam bloqueados.

Edmara Cecília de Paula Nascimento / Auxiliar Administrativa / Emater

Atualização e GTAs

Sem a atualização, o produtor não consegue, por exemplo, emitir a Guia de Transporte Animal, a GTA, que é um documento indispensável para o transporte dos rebanhos

Edmara Cecília de Paula Nascimento / Auxiliar Administrativa / Emater

Minas Gerais está no caminho para alcançar o reconhecimento internacional de livre de febre aftosa sem vacinação, marco que reforçará a posição do estado como um líder agropecuário no Brasil. A Portaria nº 665, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), já reconhece o estado como livre da doença sem a necessidade de vacinação, o que é um testemunho do sucesso das medidas sanitárias adotadas e do compromisso com a saúde animal.

Este reconhecimento não só confirma a ausência do vírus da febre aftosa no território mineiro, mas também valoriza a produção animal do estado, trazendo confiabilidade aos produtos de origem animal mineiros e gerando economia para produtores e produtoras que não precisam mais gastar com vacinas e pessoal especializado para aplicação.

É importante lembrar que quem trouxe animais de outros estados deve confirmar o recebimento das GTAs de entrada antes de iniciar a atualização cadastral. Este processo pode ser realizado no Portal de Serviços do Produtor Rural. Quem preferir fazer a atualização pessoalmente pode comparecer ao escritório da Emater, em Ibertioga, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, levando um documento de identidade.

Por causa das reformas da sede da Emater no município, o escritório está funcionando ao lado do prédio da prefeitura municipal, perto da sede do Conselho Tutelar.


Fonte:

Deixe seu comentário