Portal da Cidade Ibertioga

Eleições 2024

Justiça Eleitoral incentiva a participação de mesários voluntários

Benefícios incluem folga de dois dias e auxílio alimentação

Publicado em 04/06/2024 às 19:41
Atualizado em

A Justiça Eleitoral está incentivando eleitores e eleitoras para que sejam mesários voluntários nas próximas eleições de outubro. Durante os dias de eleição, mesários e mesárias desempenham várias funções essenciais: recebem os eleitores e as eleitoras, coletam e conferem assinaturas no caderno de votação, liberam a urna eletrônica e garantem a tranquilidade da seção do início ao fim do processo eleitoral.


Quem pode se candidatar

Qualquer eleitora ou eleitor com mais de 18 anos e situação regular perante a Justiça Eleitoral pode se candidatar a mesário. Para saber se está em dia com as obrigações eleitorais, a consulta pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Para se inscrever como mesário ou mesária voluntária, o processo é simples. A Justiça Eleitoral oferece uma página especial, o Canal do Mesário, onde a pessoa encontra um passo a passo para se inscrever e esclarecer todas as dúvidas sobre as funções a serem desempenhadas no dia da eleição. Após a inscrição, o candidato ou candidata entra em uma lista e será convocada conforme a necessidade da zona eleitoral.


Benefícios

Quem contribui como mesário, tem direito a dois dias de folga remunerada no trabalho. No dia da eleição, voluntários e voluntárias recebem auxílio-alimentação de R$ 60. Em alguns estados, os dias trabalhados contam como horas complementares em cursos universitários. Em concursos públicos, a participação como mesário pode ser usada como critério de desempate na disputa por vagas, se estiver previsto no edital.


Fonte:

Deixe seu comentário